quinta-feira, 31 de março de 2011

a DIREÇÃO da minha vida!

Quando criei este blog, apesar do nome que lhe dei "Publicitária em Contrução", não era minha intenção que ele fosse meramente um meio para expor meus jobs, queria passar através dele, muito além disso: Minhas dúvidas, expectativas, vontades, conquistas... Enfim, o que Eu sou. Geminiana, confusa, com a cabeça no mundo da lua e os pés enraizados no chão tentando ser uma comunicóloga.

Desde pequena, sempre gostei de rabiscar papel, parede, lençois, toalhas de mesa, rs... [Minha mãe que o diga]. Ficava no bar do meu pai, gastando as Bics dele, desenhando naquelas bordinhas dos jornais [hoje eu sei que se chamam área de respiro]. Tempos bons eram aqueles, mesmo quando ele se aborrecia porque eu também riscava o balcão com giz de cera, se me desse um caderno de desenho, não faria isso, rs...

No colégio adorava as aulas de artes, até começar a estudar ângulos e geometria. Ainda hoje, meu namorado costuma dizer eu sou a pessoa mais feliz do mundo com caneta e papel na mão, e se não tenho o papel, me risco toda. Isso também se dá ao fato de não conseguir ficar quieta.

Nunca tive vontade de estudar Publicidade e Propaganda, já quis fazer artes plásticas, moda, até psicologia, acho que ia enlouquecer meus pacientes... Costumo dizer que caí de pára-quedas nesse curso. Me lembro que quando fui fazer a inscrição para concorrer a bolsa integral, escolhi PP porque era a opção que mais parecia ter relação com a arte, na UNIME ainda não tinha o curso de moda, ainda bem, pois, a cada semestre me convenço de que Deus me pôs no curso certo.

Primeiro me dei conta de que Publicidade e Propaganda não é só criação, toda aquela arte por traz das campanhas publicitárias vem carregada de conceitos e fundamentos teóricos; cada cor, imagem, personagem, música, etc, tem um motivo para estar ali. Passei a estudar mais a teoria. Hoje, estagiando na AE, estou me descobrindo na área de criação e no auge do sétimo semestre, troquei a Bic e o giz de cera pelo mouse. Ainda não sou AQUELA DIRETORA DE ARTE, mas estou aprendendo muito. Publicidade diverte, emociona, ensina, revolta, apaixona... Empolga!

Certa vez alguém me disse que muitos dos ensinamentos imprescindíveis para a formação de um publicitário está muito além das fronteiras da sala de aula, onde se descobre só a ponta do iceberg, e eu concordo plenamente. Publicitário tem que entender de leis, política, história, economia, saúde, educação, bebidas, festas, artistas, danças, filosofias, músicas, etc... DE GENTE! Tem que aprender nas ruas, nos meios de comunicação, em casa, na faculdade, à pensar como o público [que há algum tempo deixou de ser apenas receptor e tem necessidade de emitir suas opiniões]. E como profissional, é desafiado a cada dia a trazer resultados para a organização a qual trabalha.

Complicado não é?
Mas eu AMO MUITO TUDO ISSO!
 




Um comentário:

  1. Adorei o texto!
    Vc escreve muuuuuuuuuiito beem Kukeuris!!!

    Qnto ao curso, às vezes ainda tenho dúvida se era isso mesmo que qria...
    Enfim..acho que a complicação parte de mim!
    huahuahua..

    Beeijos

    ResponderExcluir