quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

TCC - Campanha apresentada para o Ballet Adalgisa Rolim


Marca/Slogan          

                   O slogan, segundo Hoff e Gabrielle (2004), “resume o conceito do produto/serviço/empresa”. Diante disso, buscou-se definir para o Ballet Adalgisa Rolim um slogan que expressasse para o público a importância que a dança tem para o Ballet Adalgisa Rolim, pois é tratada com seriedade e reverência. Para transmitir este pensamento usou-se como base comparativa o ar, que é um elemento da natureza de extrema importância, indispensável para sobrevivência humana. Sendo assim propõe-se: “Nosso ar é a dança”.
Quanto à marca, foi verificado em pesquisa o quanto o símbolo gráfico utilizado pela empresa era interpretado erroneamente pelo público laurofreitense, uma vez que grande parte dos entrevistados acreditava se tratar de uma escola que lecionava apenas aulas de balé, desconhecendo assim as outras modalidades de dança que já oferecia. A Donas Comunicação identificou também dificuldade de leitura na fonte utilizada e pouca estilização das bailarinas que representam a marca. Tomando como base estas considerações, estabeleceu-se no planejamento de marketing que a logomarca da empresa deveria passar por uma modernização, a fim de sanar estes e outros problemas.
A preocupação principal se deu ao fato de que, modificando a marca, o público que já a conhecia poderia sofrer um grande processo de estranhamento. Ainda assim, a nova marca deveria transmitir o novo posicionamento da empresa, além de levar a mensagem de que a escola oferece outros serviços além das aulas de balé clássico.
Diante deste cenário, foi criada para a empresa a seguinte logomarca:
Fase promocional

Na fase promocional foi trabalhado o conceito “Deixe a dança fazer parte da sua vida”, usando como titulo padrão para as peças visuais “Quando você menos espera, já está dançando”. As peças tem o intuito de transmitir a idéia de que a dança está presente no dia-a-dia de todas as pessoas, mesmo que ainda não tenham se dado conta.
Para que o aspecto visual das peças tenha ainda um caráter envolvente e que retenha a atenção do público, foram selecionadas cores cujos significados obtivessem relação com a dança a ser anunciada, pois as cores transmitem sensações e surtem efeitos psicológicos, como explicitado por Farina, Perez e Bastos (2006, p. 97):

As cores fazem parte da vida do homem, porque são vibrações do cosmo que penetram em seu cérebro, para continuar vibrando e impressionando sua psique, para dar som e um colorido ao pensamento e às coisas que o rodeiam; enfim, para dar sabor à vida, ao ambiente. É uma dádiva que lhe oferece a natureza na sua experiência terrena. (FARINA; PEREZ; BASTOS, 2006, p. 97)

Por conta da estratégia de marketing sugerida neste projeto, onde no segundo semestre do ano de 2012 serão inseridas novas modalidades ao portfólio de negócios da empresa, a fase promocional será dividida em duas: o primeiro e o segundo semestres do ano. No primeiro semestre, serão divulgadas apenas as modalidades já oferecidas (balé clássico, jazz dance e sapateado); no segundo, começarão os anúncios das novas modalidades de dança (dança de salão, forró e street dance).
Levando-se em consideração que o balé clássico é altamente procurado pelo público infantil feminino, a cor rosa foi selecionada para as peças referentes a esta modalidade de dança, uma vez que remete ao encanto, amabilidade e geralmente é associada a este público.
Para o Jazz Dance, uma modalidade altamente dinâmica e jovial, foi escolhida a cor verde para as representações visuais da campanha nesta fase. O verde transmite sensações de bem estar, suavidade e juventude.
O sapateado se constitui como uma modalidade de dança que exige dos dançarinos um conhecimento técnico muito especifico, além de ritmo e concentração. Para representá-lo, escolheu-se a cor azul, que remete a inspiração, intelectualidade e sentimento profundo.
A Dança de Salão exige um alto nível de cumplicidade e boas energias, pois como é praticada em duplas (casais) é necessário conhecer os limites e estar em total sintonia com o outro. Para representá-la foi escolhida a cor laranja que transmite força, desejo, energia e senso de humor.
O Forró é uma dança alegre, romântica, movimentada e envolvente, que faz parte das tradições de todo o Nordeste brasileiro. A cor vermelha foi a selecionada para representá-la, pois transmite dinamismo, movimento, paixão, alegria e emoção.
Por fim, a cor amarela foi a representação considerada adequada para a modalidade Street Dance, que é uma dança que exige criatividade, improvisos e agilidade. O amarelo possui associações com originalidade, euforia e espontaneidade. 


Layouts da fase promocional, que foram adaptados de acordo 
com os meios em que foram veiculados:











VT para cinema 
(Inteiramente produzido pela Donas Comunicação)


Fase institucional

Diferentemente da fase promocional, onde o objetivo principal é a captação de novos alunos, a fase institucional terá como objetivo promover a imagem da escola, tornando público seu posicionamento e valores. Tendo como conceito principal “Dançar, para mim é:” que expressa toda a importância que esta arte tem para a empresa, a campanha trará frases e imagens marcantes, onde o público poderá entender um pouco mais do sentimento que envolve bailarinos e escola.
As peças auditivas e audiovisuais trarão, dentro deste mesmo conceito, textos e músicas que trabalhem com o lado emocional das pessoas, sempre destacando a importância que a dança possui para o Ballet Adalgisa Rolim.


Layouts da fase nstitucional, que foram adaptados de acordo 
com os meios em que foram veiculados:




Fidelização

Ainda fazendo uso de apelos emocionais, a fase de fidelização tem como objetivo principal estreitar os vínculos entre clientes e empresa. Fazendo uso das datas comemorativas, serão produzidos e-mails marketing temáticos, como dia das mães, dos pais, das crianças, natal e ano novo, utilizando uma linguagem que se aproxime do público alvo.


Fase de fidelização: E-mails marketing nas datas comemorativas







Essa foi a campanha sugerida, vou ficar devendo o spot, e os banners de internet, porque para publicá-los, primeiro tenho que aprender a inserir no blog ;)

Bjs, até mais! :*

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